quinta-feira, 12 de novembro de 2009

KICK BOXING




O Kick Boxing é um sistema de Artes Marciais ( há quem o considere um desporte de combate como o boxe e não uma arte marcial ) relativamente novo, cujas regras derivam da combinação de diversas técnicas de combate de uma variedade de outras disciplinas mais tradicionais, incluindo o Boxe, Kung Fu e Tae Kwondo.

Mas na realidade o Kick Boxing tem origem no Full Contact, que foi quem efetivamente agregou essas técnicas de combate para originalmente poderem-se efectuar combates entre praticantes destas diversas modalidades em contacto total : agora o objectivo passa a ser o KO, tal como no Boxe e no Muay Thai, em vez da tentativa de apenas acertar no adversário com o intuito de pontuar, como se passa no Karaté e no Tae Kwondo. Portanto, e como o próprio nome indica, é a arte de combinar o boxe ortodoxo e o melhor das técnicas orientais em termos de batimentos de pernas (Kick significa pontapé).

Obviamente, esta simbiose, criou uma arte marcial das mais poderosas em termos de eficácia (comprovada amplamente nos torneios de artes marciais de todo o Mundo e só talvez igualada pelo Muay Thai e superada pelo Jiu-Jítsu em termos de Vale Tudo ), rapidez de aprendizagem e facilidade de assimilação. Deve essas características ao fato de se ter "despido" da espiritualidade subjacente às artes marciais orientais e focar-se essencialmente sobre a efetividade das técnicas.

Portanto o que perdeu em espiritualidade, ganhou em eficácia , eficácia esta, potencializada pelo permanente contacto com situações reais de combate : é normal, tal como no boxe, os alunos combaterem entre si em contato total.


* O Kick Boxing divide-se em várias modalidades de competição, a qual o atleta opta pelo seu melhor desempenho.


MODALIDADES:


LIGHT CONTACT
Modalidade de contato moderado, com o uso de Luvas de Boxe, Protetor de pé (Botinha) e Caneleira.

Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa da mão e chutes aplicados da cintura para cima, ou seja, corpo e rosto. O uso do Ashi Barai (rasteira) poderá ser utilizada desde que seja com a lateral interna do pé. É necessário aplicar por Round, no mínimo de 08 chutes no oponente. Porém não permitido o KO.
 



SEMI CONTACT
Modalidade de contato moderado, com o uso de Luvas de Boxe, Protetor de pé (Botinha) e Caneleira.

Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa da mão e chutes aplicados da cintura para cima, ou seja, corpo e rosto. O uso do Ashi Barai (rasteira) poderá ser utilizada desde que seja com a lateral interna do pé. É necessário aplicar por Round, no mínimo de 08 chutes no oponente. Não permitido o KO e a pontuação é dada a cada golpe efetivo.



FULL CONTACT
Modalidade de contato, com o uso de Luvas de Boxe, Protetor de pé (Botinha) e Caneleira.


Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa da mão e chutes aplicados da cintura para cima, ou seja, corpo e rosto. O uso do Ashi Barai (rasteira) poderá ser utilizada desde que seja com a lateral interna do pé. É necessário aplicar por Round, no mínimo de 08 chutes no oponente.



LOW KICK
Modalidade de contato, com o uso de Luvas de Boxe e Protetor de Pé (Botinha).


Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa de Mão e Chutes aplicados na coxa (tanto interno como externo), no corpo e rosto.



THAI BOXING ou K-1 RULES
Modalidade de contato, com o uso de Luvas de Boxe.


Regras: Uso dos punhos idêntico ao Boxe Inglês, Costa de Mão e Chutes aplicados na coxa (tanto interno como externo), corpo e rosto, e também fazendo uso da joelhada e clinche.





MUSICAL FORMS


É uma Ginástica Olímpica Marcial, onde os atletas coreografam movimentos marciais com música, utilizando-se de armas ou não.





Um comentário:

pão com ovo disse...

gostei muito do conteudo, foi bastante satisfatorio, explicativo e exclarecedora para nosso entendimento e desenvolvimento.