PROJETO OPERAÇÃO KICK BOXING




O Projeto Operação Kick Boxing é um projeto de cunho social que vem sendo desenvolvido pela Associação Desportiva Pit Bull há 7 anos.
Visando a falta de esporte e entretenimento para a classe popular, a Associação Desportiva Pit Bull leva à comunidade aulas gratuitas de kick boxing, aberta a todos, independente de classe, cor, sexo ou idade.
O projeto busca através do kick boxing a inclusão social de crianças, adolescentes e adultos carentes, além de oferecer um esporte que proporciona uma melhora na qualidade de vida.
 
O projeto consiste no ensino da arte marcial para uma camada social desfavorecida, dando oportunidade a: crianças, adolescentes e adultos a aprenderem um ofício, que pode lhes garantir a sobrevivência digna.
Constituindo-se como uma atividade física e desportiva bastante completa o kick boxing quando praticado com regularidade promove um aumento dos índices físico e psíquico, a coordenação, o equilíbrio, a capacidade cárdio-respiratória, a força, o auto-controle, a auto-confiança e a concentração. Fatores determinantes para uma boa qualidade de vida.
 
Para os que não almejam aprender a prática esportiva para fins profissionais têm a oportunidade de conviver em um meio onde a disciplina, determinação, respeito, honra solidariedade, união e fraternidade estão evidentes.

A realidade apresenta cotidianamente múltiplos, inúmeros contextos culturais diferentes. Ao relacionar cultura e educação, há que tomar cuidado para não nos enclausurarmos em “conceitos enciclopédicos” de cultura, que considera os homens como mero receptáculos “a serem preenchidos com fatos empíricos e um amontoado de fatos brutos isolados, que têm de ser catalogados no cérebro como nas colunas de um dicionário”. Esse tipo de educação não cabe mais no momento global em que vivemos.
O mais importante desta reflexão não é tanto o significado da palavra cultura, mas os usos que dela podem ser feitos para explicarmos o intuito do nosso projeto.
Vivemos hoje numa época de explosão das diferenças, a diversidade cultural é hoje uma realidade cada vez mais visível e necessita ser trabalhada de forma atrativa para os jovens. O envolvimento dos jovens em projetos sociais o aproxima da sua comunidade e o torna membro dela.
Através dos ensinamentos propostos na arte marcial os jovens adquirem saberes importantes em sua construção identitária. Saberes como respeito pelo conhecimento do outro – seja ele professor ou colega -, ética, curiosidade, autoconfiança, competência, superação, perseverança e disciplina acima de tudo, são fundamentais para a formação do indivíduo.

Desde a sua criação o projeto tem criado novas sementes de cidadania, formando competidores e professores, que seguem adiante fazendo o mesmo trabalho. No total existem 4 professores que vêm dando continuidade ao projeto e esse número promete crescer ainda mais com os instrutores que estão se formando.

Mesmo com a falta de uma sede e muitos materiais necessários, são oferecidas aulas de qualidade, que caracteriza a equipe, não só como uma fonte de educação e disciplina, mas como uma equipe que abre portas para o campo profissional de competição.
São 13 cinturões profissionais e muitas vitórias amadoras, e estas não são as maiores vitórias, durante esse tempo foram desenvolvidos projetos em 6 escolas e em todas foi possível obter êxito no trabalho, formando não só campeões no ringue como campeões na vida, modificando a vida de vários jovens que não tinham perspectivas nenhuma. Existem hoje ex-alunos que estão servindo a força militar, se formando em uma universidade, se profissionalizando, enfim incluídos na sociedade.

COMO FUNCIONA

O projeto funciona em Escolas e Colégios públicos de Salvador.
Oferecemos aulas gratuitas aos alunos da instituição e a comunidade.
Só é cobrado dos alunos o fardamento e o comprometimento com o cumprimento das regras da Associação Desportiva Pit Bull, além de um bom comportamento.
Para fazer parte do projeto o (a) aluno só precisa preencher uma ficha de inscrição. Não existem pré-requisitos, é necessário apenas a apresentação da documentação de identidade.

LOCAIS DE ATUAÇÃO

LOCAL: Escola Técnica Luiz Navarro de Brito
HORÁRIOS: Sabados das 14:00 às 16:00
TEMPO DE ATUAÇÃO: 3 Meses

LOCAL: Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho
HORÁRIOS: Ter. e Qui. Das 09:00 às 11:00/ das 14:00 às 16:00
TEMPO DE ATUAÇÃO: 2 anos

A Associação Desportiva Pit Bull já realizou este mesmo trabalho em outros Colégios, como na Escola Estadual Pierre Verger, Escola Estadual Divino Mestre, Escola Estadual Marcia Meccia e Colégio ICEIA.

OBJETIVO

Incluir no meio social crianças, adolescentes e adultos, através da prática esportiva de modalidades regulamentadas e rígidas por estatuto e leis municipais, estaduais, federais e internacionais, além da conscientização dos jovens praticantes em relação a cidadania e respeito à sociedade.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Dentre os resultados alcançados de inclusão social destacam-se a formação de alunos beneficiados pelo projeto e que hoje são professores formados e monitores que tiram o seu sustento através de sua formação no projeto.
No momento o Projeto conta com quatro professores faixas pretas e outros graduados formados pelo nosso trabalho que repassam adiante a idéia de cidadania. Oferecendo aulas gratuitas nas Escolas, dando continuidade ao PROJETO OPERAÇÃO KICK BOXING.
Através do Projeto foram formados também oito campeões baianos profissionais e dezenas de lutadores amadores que iniciam suas carreiras.

Realizamos campeonatos com o intuito de engrandecer os atletas e de crescer cada vez mais nosso grupo.
O Projeto Operação Kick Boxing promove o encontro de pessoas de diferentes culturas oportunizando assim uma integração social consistente e construtiva. Embora a integração multiétnica, multirracial e multicultural não seja o foco principal do nosso trabalho o projeto é um espaço privilegiado dessa integração.

PARCEIROS

Escola Técnica Luiz Navarro de Brito
Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho















Escola de Artes Marciais Ronin Do